Visualizações de página na última semana

terça-feira, 29 de agosto de 2006

A Casa do Gato Preto e as casas de Trancoso


QUARTEL GENERAL DE BERESFORD
Instalou-se numa casa do século XIV, com um alpendre sustentado por quatro colunas. O edifício situa-se no Largo do Magriço.


CASA DO GATO PRETO
É uma construção de origem Judaica, com o leão de Judá esculpido em alto-relevo na fachada, bem como outros símbolos, como a preguiça e as portas de Jerusalém. A designação do gato preto advém do facto de, no seu interior, ter uma escultura que faz lembrar o animal, lavrado no lintel de uma porta. Detém as características de moradia comércio judaicas. Supõe-se ter sido Sinagoga.












8 comentários:

Anónimo disse...

Percorro a Internet à procura de blogues de cariz regionalista, e quando os encontro, a minha satisfação é imensa. Parabéns pelo blogue, com a promessa de que brevemente voltarei para vê-lo crescer e ficar formoso.

Anónimo disse...

Finalmente um blogue muito bem arranjado sobre esta minha linda terra beirã.. Amo-te Trancoso! Parabéns pelo trabalho. Assim ajudão a Cidade a evoluir..

Unknown disse...

Que tal incluir algumas fotos de Vale de Mouro?
Estou em São Paulo - Brasil

Minha mãe nasceu lá.. infelizmente nunca consegui ir até lá. Mas quando minhamãe era viva sempre contava muitas coisas lindas desta aldeia (como ela chamava).
Abraços
Vera Drubi
veradrubi@uol.com.br

Anónimo disse...

Foi um prazer "revisitar" Trancoso através desta belíssima e bem organizada colecção de fotografias.
Excelente trabalho.
Aqui deixo o meu aplauso e agradecimento.
José Veríssimo

Anónimo disse...

Gostei muito de descobrir este espaço que passarei a visitar assiduamente.

isabel tiago disse...

Boa tarde


Adorei visitar estes locais tão de pedra. Portugal é lindo. Ainda bem que está a crescer o interesse por divulgar o que é nosso. O poder da Net ao serviço da divulgação.

Parabéns.

Unknown disse...

Muitos parabéns pelo trabalho efectuado e por levar estas imagens da nossa bela vila, (para mim será sempre uma vila), ao mundo.
Obrigado por me deixar sentir em casa por um momentos, mesmo estando longe.

Sandra Sobral

Ângelo disse...

Um Cheirinho de Vila Franca, no pouco que tem de bom, dava ao blog um sentido mais abrangente, concelhio, regional, tal como o pedido sobre Vale de Mouro.
Quantas vezes ao dizermos donde somos, referimos primeiro a sede de concelho por que mais conhecida e só depois a aldeia natal, se for caso disso.
Contudo, parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Espero que tenha visto a "residência" do seu Blog no Blog" casadabeiralta.blogspot.com, que está muito interessante e vivo, merecendo divulgação e participação.
Um abraço beirão,
Ângelo